A Avaliação Neuropsicológica é realizada diante de demandas específicas dependendo das queixas e fase de desenvolvimento do paciente.
Podemos chamar de demandas específicas da Infância os casos de:
Transtorno de Linguagem: Expressiva ou Receptiva, Transtorno do desenvolvimento da Fala, Apraxia de fala;
Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Discalculia e/ou Dificuldades de Aprendizagem em Geral.
Transtornos do Desenvolvimento Global;
Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH);
Síndromes variadas;
Deficiência Intelectual;
Tumores Encefálicos;
Não podemos esquecer as demandas específicas que envolvem as fases do adulto e do Idoso onde identificamos diversos casos não diagnosticados na infância que geram dificuldades de ordem profissional e sofrimento emocional, bem como os casos de lesões adquiridas tais como:
Acidente Vascular – Encefálico (AVE);
Traumatismo Crânio- Encefálico (TCE);
Transtornos Psiquiátricos- incluindo Transtornos de Humor como os de Ansiedade/ Depressão e Transtorno Bipolar;
Doença de Parkinson;
Doença de Alzheimer;
Demências de origens distintas;
Atualmente a Avaliação concentra esforços na identificação da extensão, no impacto e nas consequências cognitivas, comportamentais e na adaptação das pessoas a nível emocional e social.
O estabelecimento dos recursos intelectuais e afetivos, bem como das capacidades de atenção, memória, motivação, autocontrole permite orientar de forma mais adequada os profissionais, a equipe multiprofissional, a família a escola.
Fonte: Daniel Fluentes; Leandro F. Malloy-Dinis; Cândida Helena Pires de Camargo; Ramon M. Consenza – Neuropsicologia Teoria e Prática – 2014